Fim de semana quente: altas temperaturas continuarão na Patagônia e oito províncias estarão em alerta

Embora as temperaturas permaneçam baixas
Embora as temperaturas continuem baixas na Costa Atlântica, grande parte do país sofrerá com o calor (Télam)

Ao contrário de outras estações, o verão de 2025 na Argentina foi marcado por variações climáticas. Depois que temperaturas mais altas foram relatadas no Patagônia que no Costa Atlânticaele Serviço Meteorológico Nacional (SMN) anunciou mais um fim de semana quente em diversas zonas do país. Além disso, Oito províncias estarão em alerta devido ao calor extremo.

Embora o foco tenha sido no sul da Argentina nos últimos dias, especialistas relataram que algumas áreas da província de Buenos Aires, La Pampa, San Luis, Córdoba, Santa Fé, Entre Rios, Santiago del Estero, Corrientes e Misiones. Para todas estas regiões, a agência ativou o alerta amarelo, razão pela qual alertou que poderia ter um “efeito ligeiro a moderado na saúde” dos habitantes.

De acordo com o Ministério da Saúdeas temperaturas extremas podem ser perigosas para grupos de risco, incluindo crianças, pessoas com mais de 65 anos de idade e pacientes diagnosticados com doenças crónicas. Por isso, recomendaram aumentar o consumo de água sem esperar sentir sede, para garantir que o corpo fique hidratado.

Para evitar colocar a saúde em risco, as autoridades pediram aos cidadãos que não se exponham excessivamente ao sol, especialmente entre as 10h00 e as 16h00; evite bebidas açucaradas, com cafeína ou alcoólicas; opte por refeições leves; coma frutas e vegetais; reduzir a atividade física; use roupas leves, largas e de cores vivas; e, se possível, permanecer em ambientes ventilados ou condicionados.

Temperaturas superiores a
Prevêem-se temperaturas superiores a 30 graus (SMN)

Por outro lado, o calor continuará forte no norte da Patagônia, onde as temperaturas continuarão entre 30 e 40 graus. Enquanto no sábado as temperaturas máximas deverão rondar os 30 graus, no domingo haverá um aumento notável, porque o índice variaria entre os 37 e os 38 graus.

Nos últimos anos, a região foi afetada pelas ondas de calor ocorridas em 2022 e 2023, onde as cidades de Viedma, Neuquén e Bahía Blanca ficaram entre as cinco mais quentes. As temperaturas registradas foram ainda mais altas que as do norte da Argentina.

Como explicado a Informações o meteorologista Carlos Zoteloisso se deve a um conjunto de fatores como a circulação de ventos quentes vindos do noroeste, a falta de chuvas e a alta insolação característica da região. Enquanto isso, o meteorologista e porta-voz do SMN, Cindy Fernándezexplicou que “o norte da Patagônia é uma área continental onde nesta época do ano circulam ventos vindos da Bolívia, do Paraguai e de áreas mais tropicais”.

No caso do Costa Atlânticao tempo permanecerá abaixo dos 30 graus, pois as temperaturas máximas oscilarão entre 23 e 26 graus. Porém, o calor deverá chegar a partir da próxima semana, já que a partir de segunda-feira começará a aumentar até atingir aproximadamente 33 graus na quarta-feira.

Para este sábado, o céu permanecerá nublado, embora com maiores chances de chuva nas praias do sul entre a manhã e a tarde. O domingo será predominantemente nublado, com algumas breves aparições de sol ao longo do dia. Porém, ambos os dias serão marcados por ventos de até 30 km/h que virão de leste e nordeste.

Este sábado aplicam-se dez avisos de nível amarelo para diferentes fenómenos. No caso da zona montanhosa de Santa Cruzo órgão alertou os moradores devido às fortes chuvas e ventos. O alerta estará no nível amarelo, pelo que se espera uma acumulação de precipitação entre 10 e 25 mm, juntamente com rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.

As regiões que estarão sob
As regiões que ficarão em alerta para tempestades, chuvas e ventos (SMN)

Por este motivo, as autoridades aconselharam evitar atividades ao ar livre, proteger os itens que podem ser levados pelo vento, manter-se informado pelas autoridades e preparar uma bolsa com lanterna, rádio, documentos e telefone.

Da mesma forma, a província de La Pampa, Mendoza, San Juan, La Rioja, Catamarca, Tucumán, Jujuy e Salta Eles estarão sob alerta amarelo para tempestades, por isso alertaram que poderão ficar isoladas, mas severas. Da mesma forma, são esperadas atividades elétricas intensas, granizo ocasional e rajadas que podem ultrapassar 60 km/h.

Por isso, recomendaram evitar atividades ao ar livre e, se possível, permanecer em prédios fechados. Da mesma forma, lembraram o risco potencial que o uso de dispositivos elétricos e telefones com fio pode representar, caso ocorra um choque elétrico e gere um curto-circuito.

Além disso, foi aconselhado manter-se afastado das zonas costeiras e ribeirinhas; cortar o fornecimento de energia elétrica se houver risco de entrada de água na casa; e ter em mãos uma mochila de emergência com documentos, lanternas, rádio e telefone para solicitar atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *